9° Congresso Latino-Americano de Orgãos Artificiais e Biomateriais
13° Congresso da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Orgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos - SLABO
24 a 27 de Agosto de 2016 - Foz do Iguaçu -PR

9° COLAOB - Congresso Latino-Americano de Orgãos Artificiais e Biomateriais

O Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (COLAOB) é um evento que a cada edição vem se consolidando como o principal na América Latina na área de Biomateriais. Esse sucesso se deve ao caráter multi e transdisciplinar que norteia suas discussões na interface das áreas de Ciências, Saúde e Engenharias, criando-se  um ambiente propício para se concretizarem novas pesquisas e colaborações.

Esta foi a nona edição de um evento que se iniciou em Belo Horizonte (MG) em 1998. As edições seguintes aconteceram em Belo Horizonte (2000), São Paulo (2002), Campinas (2004), Caxambu (2006), Ouro Preto (2008), Gramado (2010), Natal (2012) e Rosário, Argentina (2014). Em 2016, aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), situando-se estrategicamente numa região de fácil acesso a pesquisadores de diversos países da América Latina, principalmente do cone sul. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel.

Esta edição do COLAOB objetivou atrair representantes de universidades e instituições de pesquisa, além de laboratórios envolvidos com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Ao fazê-lo, o congresso ofereceu uma plataforma de ligação para representantes das universidades e instituições de pesquisa se organizarem em rede, trocar ideias, fornecer novas informações e dar novos “insights” para superar os atuais desafios acadêmicos relativos à síntese, processamento e propriedades de materiais tradicionais, bem como o desenvolvimento de novos materiais biomateriais. Pesquisa e desenvolvimento foram promovidos por intermédio de 06 sessões plenárias e 19 palestras convidadas do tipo “keynotes”.  Os 441 resumos submetidos foram avaliados em relação à qualidade e ao impacto.  Foram selecionados 64 para apresentações orais, que abordarão as últimas descobertas significativas e desenvolvimentos em todos os campos principais de Biomateriais e disciplinas relacionadas.
Estiveram presentes 288 participantes provenientes de 10 países.

Gostaria de agradecer à Comissão Organizadora e aos membros da Comissão Científica pela minusciosa análise dos resumos. Também gostaria de agradecer à Capes, ao CNPq e à FAPESP pelo suporte finceiro ao evento e às empresas Anton Par, Horiba e JHS Biomateriais pelo patrocínio, e à Metallum Congresso Técnicos, pelo excelente trabalho de organização.

Carlos Roberto Grandini
Presidente da Comissão Executiva - 9° COLAOB


Copyright © 2015 Metallum. Todos direitos reservados.